Quem está reformando a casa, ou simplesmente pensa em modificá-la, sabe o quanto é importante ficar atento até aos mínimos detalhes. Afinal, alguns elementos como a iluminação, as cores e a mobília podem fazer toda a diferença nos ambientes que você vai criar. Em relação à escolha dos materiais, uma ótima opção para quem quer criar cômodos elegantes e clássicos é a utilização de madeira na decoração.

Nesse post, você aprenderá como e onde a madeira pode ser utilizada na sua casa, e porque ela é um ótimo investimento para a sua reforma. Confira!

Por que utilizar madeira na decoração?

A madeira é um material clássico, e é utilizada em móveis e outros objetos há anos. Sua fama se deve, em grande parte, à sua versatilidade: ela pode servir como matéria-prima dos mais variados tipos de mobília, e é capaz de se adaptar tanto a ambientes clássicos quanto modernos.

Além disso, a madeira, quando utilizada para revestir paredes e piso, traz a sensação de conforto e aconchego, principalmente em locais mais frios. Isso acontece porque esse material funciona como um isolante térmico, sendo ótimo para manter a casa com uma temperatura agradável.

Outros benefícios da madeira dizem respeito à sua duração: ela é muito resistente e fácil de manusear e limpar (o que é ótimo para quem tem crianças pequenas), além de durar por muitos anos.

Outra vantagem é que, hoje em dia, é possível adquirir madeiras provenientes de reflorestamento, cuja extração não prejudica o meio ambiente e não é fruto de desflorestamento.

Onde e como a madeira pode ser utilizada?

Justamente por ser uma matéria-prima prática e versátil, a madeira pode ser utilizada tanto no processo de construção da casa (como em vigas, pilares e madeiramento do telhado), quanto em áreas externas (como o quintal ou fachada) e no revestimento do seu interior.

Dentro da casa, esse material pode compor os mais diversos tipos de ambientes, como salas de estar e quartos (em painéis, sofás, cadeiras e mesas), cozinha (como piso, revestimento ou em armários) e até o banheiro (em armários e suportes de iluminação). As possibilidades são muitas, e dependem apenas do seu gosto pessoal!

Outra vantagem desse material é se adaptar a todos os estilos. Se você quer criar um ambiente com aparência moderna, por exemplo, pode utilizar a madeira como revestimento para as paredes ou em murais e painéis, o que trará a imagem de elegância e sofisticação ao cômodo.

Já quem gosta de características rústicas, pode apostar na madeira de demolição, que dá uma aparência simples e charmosa ao cômodo, e na madeira crua, que fica ótima tanto na cor natural quanto em tons que harmonizam com a casa.

Em relação aos objetos de decoração, também existem diversas possibilidades: a madeira fica ótima em itens de iluminação, como abajures e luminárias, especialmente em quartos e salas de estar, pois transmite a sensação de tranquilidade e conforto, principalmente quando associadas a lâmpadas de cores quentes. Você também pode utilizá-la em estantes, vasos, suportes, molduras de quadros, entre outros.

A utilização de madeira na decoração é clássica na arquitetura, e tem a vantagem de se adaptar aos mais variados gostos e estilos. Com esse material, é possível criar ambientes agradáveis, aconchegantes e duradouros para você e sua família.

Gostou das nossas dicas? Então, não deixe de curtir a nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades!

Share: