Quanto vale ter uma casa bonita e aconchegante? Não é a toa que a reforma da casa está entre as suas prioridades. No entanto, sabemos que qualquer pequena reforma pode se transformar em um grande problema, se você está adiando esse projeto por causa das dificuldades que ele impõe, acalme-se!

Neste artigo, fornecemos várias dicas para que você aprenda como deixar tudo em ordem. Continue a leitura e dê um grande passo na realização do seu sonho.

Faça um bom planejamento

Não há outra saída. Para que você tenha sucesso com a reforma da sua casa é necessário se planejar. Crie uma planilha para administrar seus gastos e tudo que for relacionado ao que for utilizado no ambiente. Com essa ferramenta, você terá dois benefícios.

  • Registro de todos as suas despesas para impedir que você ultrapasse o limite do seu orçamento;

  • Informações centralizadas da obra para acompanhar o progresso do projeto.

Nesta planilha, inclua todas as mudanças que você pretende executar em cada cômodo da sua residência, desde a iluminação e os materiais à mão de obra. Depois, escolha a etapa da reforma que você considera mais importante para iniciar o projeto.

Aqui, vale destacar uma importante dica: reserve uma parte do seu orçamento para possíveis imprevistos. Algumas vezes será necessário derrubar mais paredes, comprar mais materiais e ter um cuidado especial com encanamentos. Portanto, não deixe que esses gastos se transformem em dívidas e empecilhos futuro.

Escolha o melhor momento

A reforma da casa, na maioria das vezes, é um momento de estresse e cansaço. No entanto, quando você define o melhor momento para executá-la, certamente tudo ficará mais fácil.

O período mais adequado para colocar tudo em ordem é quando não existam fatores externos que possam complicar ainda mais a reforma e a sua rotina. Por exemplo, evite períodos de datas especiais, evite também épocas em que não tem alguma pessoa próxima para te ajudar ou fases complicados no seu trabalho.

Dessa forma, será mais fácil se concentrar em todas as etapas da obra, você terá menos distrações para ocupar o seu tempo.

Acerte na mão de obra

Sabemos o quanto uma boa mão de obra é fundamental para que a reforma seja um sucesso. Então, tenha cuidado quando for contratar um arquiteto, servente ou pedreiro. Para acertar na escolha, busque profissionais de confiança que já prestaram serviços para pessoas conhecidas, procure também referências dos locais em que eles já trabalharam.

Sempre pergunte aos antigos patrões sobre a qualidade do trabalho dos profissionais, a responsabilidade em relação a horários, a forma como eles lidam com orientações, entre outros detalhes.

Lembre-se de manter uma boa relação com cada membro da equipe, visto que a desistência de um deles pode atrasar o seu projeto.

Compre materiais de qualidade

Outro ponto importante na hora da reforma da casa é em relação aos materiais de trabalho. Grande parte das pessoas opta por preços menores para economizar no orçamento.

Contudo, isso não é recomendável. Opte por materiais de qualidade para que os seus profissionais possam desenvolver o projeto com mais segurança e garantia. Um equipamento ruim pode trazer dor de cabeça, uma vez que, o excesso de trabalho poderá acarretar em constantes manutenções do material.

Antes de escolher os equipamentos para a sua obra, pesquise o preço dos produtos em lojas e na internet para encontrar as melhores condições. Atente-se sempre aos materiais elétricos, a iluminação e os acessórios.

Cuide da limpeza

Engane-se quem pensa que a limpeza deve ser a última etapa da sua obra. Busque manter o espaço limpo para facilitar a arrumação final, evitar acidentes de trabalho e deixar o ambiente mais acessível durante a obra. Além disso, guarde os materiais que sobraram para evitar desperdício, alguns podem ser reaproveitados posteriormente.

A reforma de uma casa é um momento que existe bastante esforço e paciência do morador. Todavia, com essas dicas, acreditamos que tudo ficará mais prático. Agora que você já sabe como colocar tudo em ordem, que tal ajudar também seus familiares e amigos? Então, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais!

 
 
Share: