Pode ser algo que a maioria das pessoas nem se atenta quando estão construindo ou reformando, mas a quantidade de tomadas é uma informação extremamente valiosa e que poderá tornar o dia a dia no seu novo lar bem mais prático e seguro.

Justamente por isso, existem normas que regem o perímetro máximo para a presença de uma tomada, bem como cálculos que podem ajudar você nesse momento. Quer saber mais? Continue a leitura!

A NBR 5410

O assunto sobre a quantidade ideal de tomadas é tão importante que existe até uma norma reguladora, que poderá ser usada como guia para ajudar na sua decisão. É claro que, dependendo do seu projeto e das suas características de uso, essas recomendações podem ou não ser seguidas. Elas representam o mínimo de tomadas que cada ambiente deverá ter.

Diz a norma que:

  • nos quartos e nas salas, com mais de 6 m², deverá existir, no mínimo, um ponto de tomada a cada 5 m ou fração de perímetro;

  • nos quartos e demais dependências, com áreas iguais ou inferiores a 6m², deverá existir, no mínimo, 1 ponto de tomada;

  • nas cozinhas, copas e copas-cozinhas, além da lavanderia, áreas de serviço e outros espaços com finalidades semelhantes, é preciso ter 1 tomada a cada 3,5m ou fração de perímetro, e sobre o balcão da pia é preciso ter, no mínimo, duas tomadas;

  • garagens, corredores, varandas, halls e sótãos devem ter, ao menos, uma tomada;

  • nos banheiros é preciso ter, no mínimo, uma tomada junto à pia, com uma distância mínima de 60 cm do boxe.

Além disso, a norma ainda especifica que as tomadas de uso geral precisam ser dimensionadas com, no mínimo, 600W. Caso o cômodo necessite de mais de 3 tomadas, deverão ser instaladas 3 com 600W e as demais com 100W, para locais com poucos equipamentos.

As tomadas específicas precisam ter redes separadas das demais, sendo que a potência de cada tomada deverá ser maior que a do equipamento.

A importância do planejamento

Como dissemos, essa norma é bem importante porque ela regulariza o mínimo de tomadas que cada ambiente deverá ter. Porém, dependendo das suas necessidades, é preciso que existam mais tomadas. Assim, o planejamento prévio é de extrema importância.

Nesse momento, você deverá analisar quantos equipamentos serão usados no cômodo e também a facilidade de uso da tomada. Lembre-se que, no momento, você pode ter menos equipamentos do que daqui a alguns anos, por isso calcule uma “folga”.

Outra dica é a regra de usar uma tomada em cada parede, o que facilita na hora de mudar o layout da sua decoração.

A quantidade de tomadas em cada ambiente

Sala de estar e de TV

Normalmente, esses espaços são os que mais possuem eletrônicos, como a TV, o blu-ray, os vídeo-games, os ventiladores e assim por diante. Por isso, além de uma quantidade maior de tomadas, é importante se atentar ao uso das tomadas duplas e até triplas.

Quartos

Nesses ambientes, também costumamos ter uma gama de aparelhos, por isso pense em ter tomadas nos pontos corretos onde eles ficarão distribuídos, como no caso de um guarda-roupa com espaço embutido para TV.

Outra dica é tentar instalar as tomadas próximas dos criados-mudos, facilitando para usá-las com carregadores de celulares, tablets, etc.

Cozinha

A cozinha merece um cuidado especial já que abriga eletrodomésticos da linha branca, ou seja, a geladeira, o freezer, o fogão, etc. O ideal é planejar cada um dos eletrodomésticos que serão usados no ambiente e incluir, pelo menos, duas tomadas com voltagens diferentes.

Tome cuidado com os transformadores de voltagem, que assim como os famosos “T”, ou  benjamins, também podem elevar o consumo de energia.

Banheiros e áreas de serviço

Aqui, o cuidado é para que os eletrônicos não tenham contato com a água, por isso o planejamento das tomadas deverá ser bem feito. Você poderá usar, em média, duas tomadas na área da pia e mais duas próximas do interruptor.

Na área de serviço, considere a voltagem dos equipamentos, evitando curto-circuitos, sobrecargas e outros problemas.

Agora está mais fácil definir a quantidade de tomadas para a sua casa? Se você gostou deste conteúdo, assine a nossa newsletter e não perca mais nenhum dos nossos posts!

Share: