Em um país tropical e com clima agradável na maior parte do ano é plenamente compreensível que o proprietário de um imóvel deseje transformar a área exterior da residência em um ambiente agradável para a convivência. Investir na iluminação externa é uma forma de tornar esse espaço uma extensão da casa.

No entanto, planejar essa iluminação requer alguns cuidados. Quer saber quais são eles e como escolher os produtos mais adequados para garantir o resultado desejado? Então continue a leitura deste post!

Motivos para investir na iluminação externa do imóvel

Entre as principais razões para caprichar na iluminação da área externa, podemos destacar:

  • criar um espaço de convivência externa, em que a família possa interagir, se divertir e receber convidados;

  • valorizar a área onde ficam garagens, corredores, o jardim e a fachada do imóvel;

  • favorecer a segurança dos moradores;

  • criar um ambiente que reflete a personalidade e o bom gosto do proprietário.

Cuidados com a iluminação externa da casa

O posicionamento das lâmpadas, a resistência delas a condições adversas e a escolha adequada dos materiais utilizados são muito importantes ao planejar a iluminação da área exterior. Veja alguns cuidados necessários:

Utilização do espaço

É preciso iluminar alguns locais de forma segura, como corredores e trajetos. Porém, essa iluminação não precisa ser intensa.

Além disso, observe o imóvel durante a noite e verifique pontos que deseja destacar com a presença de luz ou preparar para usos específicos, como a recepção a convidados.

Adequação da iluminação

É necessário dosar a intensidade da luz e posicioná-la de forma adequada, para evitar clarões. Quando a fonte de luz tem um tamanho grande ou uma intensidade muito forte, pode produzir um efeito desconfortável e “cegar” o usuário do ambiente.

Resistência dos materiais

A iluminação externa está mais exposta a condições meteorológicas como vento e chuva. Por isso, os materiais utilizados precisam ser resistentes a essas situações e o projeto precisa prever formas de proteger esses objetos.

Interferência no ambiente interno

Mesmo que sejam projetadas para o espaço exterior, as luzes do quintal ou varanda podem interferir nas atividades realizadas dentro do imóvel. Uma luz muito forte que clareia excessivamente o quarto pode impedir o descanso. Reflexos sobre a tela da TV prejudicam a visualização perfeita da imagem. Tudo isso precisa ser considerado.

Principais opções para a iluminação externa

Para aliar estética e funcionalidade, que tal conhecer algumas alternativas para fazer a iluminação externa com estilo e bom gosto? Selecionamos algumas das principais opções oferecidas pelo mercado:

Balizadores

São luminárias embutidas em pisos ou paredes que têm a função de realçar outros elementos da decoração. Além do seu valor estético, eles são importantes para sinalizar a presença de degraus e obstáculos que podem causar acidentes.

Postes de luz

É possível encontrar postes de luz em mais de uma cor e diferentes estilos, por isso podem ser adequados a ambientes de decoração completamente diferentes. Eles refletem a claridade diretamente no piso.

Arandelas

São uma opção muito charmosa para as paredes, e o mercado também oferece modelos compatíveis com estilos diferentes de decoração. Elas podem jogar a luz para cima, para baixo ou nos dois sentidos.

Tartarugas

Trata-se de uma luminária muito utilizadas para a iluminação de corredores, varandas, jardins e canteiros. Geralmente são mais resistentes e muitos modelos contam com proteções que ajudam a prevenir danos por choque.

Espetos ou projetores no jardim

A grande questão desta escolha é a área que o morador deseja iluminar. Se a sua intenção é destacar uma grande árvore, por exemplo, a melhor alternativa é um projetor apontando para esse elemento.

Por outro lado, espetos com iluminação direcionável podem dar destaque a alguma planta ou elemento decorativo específico, com charme e discrição.

Entendeu por que é importante investir na iluminação externa da casa? Quer saber mais sobre o assunto? Então não perca tempo! Procure a Contato Group e descubra soluções para inovar na decoração de seu imóvel!

Share: