Muitas vezes achamos que a nossa casa precisa de uma renovação. Talvez trocar os móveis ou fazer uma reforma radical. No entanto, com modificação e readequação da iluminação para a casa é possível evitar grandes mudanças e ainda valorizar a decoração.

Sabendo escolher a iluminação correta para cada tipo de ambiente é possível deixar os espaços mais agradáveis e bonitos. A sala de jantar, por exemplo, pode ficar mais atraente se luzes do tipo arandela ou difusa forem instaladas.

Quer saber mais? Continue lendo este post e descubra como escolher a luz ideal para cada cômodo da sua casa.

1. Sala de jantar

A mesa de refeições de uma sala de jantar não pode ficar ofuscada, concorda? Sendo assim, é indicado instalar dois focos de luz no teto acima da mesa. Para isso, pode-se optar por luzes do tipo arandela ou difusa.

No restante da sala, luminárias com pontos de luz direta e da cor amarelada são recomendadas. O efeito esperado é de aconchego e sofisticação.

2. Cozinha

Esse espaço da casa precisa de uma luz adequada para que você consiga preparar seus pratos preferidos de maneira mais agradável e funcional. Para tanto, uma dica é utilizar pendentes na ilha da cozinha. Essas luminárias devem ser proporcionais ao tamanho da cozinha, sendo recomendado evitar o uso de modelos muito grandes em uma cozinha pequena, por exemplo.

É interessante, ainda, ter mais de uma luminária, na medida em que usar só uma pode acabar gerando sombras. Nesse sentido, escolha várias luminárias do mesmo tamanho e faça uma combinação de forma que a iluminação tenha um efeito uniforme.

3. Quartos

Repouso e relaxamento são as funcionalidades básicas dos quartos. Mas, sem uma iluminação adequada, o quarto pode transmitir uma sensação indesejável.

O mais correto para esse espaço é fazer uma iluminação indireta. Escolha uma lâmpada que distribua a luz de maneira uniforme e que seja quente. Preferencialmente, o objetivo é realçar o espaço que fica ao redor da cama.

4. Banheiros e lavabos

Muita gente se esquece, mas a iluminação dos banheiros e dos lavabos deve ser pensada tanto para a noite quanto para o dia.

A indicação é instalar luz branca nesses espaços. E também deve-se aplicar uma luz suave, garantindo que durante a noite o banheiro transmita um aspecto relaxante.

Para os lavabos é interessante providenciar uma iluminação lateral. A estratégia é que os pontos de luz se incidam sobre a bancada da pia.

5. Área externa

A iluminação correta da área externa é importante para garantir a segurança do morador, pois o trajeto até a entrada deve ser bem iluminado, visando evitar acidentes.

Nesse sentido, aposte em uma boa iluminação na entrada da casa. Para fazer isso é preciso distribuir os pontos de luz em lugares estratégicos. Utilizar iluminação combinada com arandela e lâmpadas diretas e indiretas é essencial.

A fachada da casa, por exemplo, pode receber uma iluminação mais quente e indireta nas laterais. Já para a entrada principal é recomendável aplicar iluminação mais direcionada.

Além do que foi considerado nessas dicas de iluminação para a casa, você também pode aproveitar as vantagens da iluminação de led. Sabendo comprar a lâmpada led correta é possível encontrar a harmonia adequada para cada ambiente da casa.

Quer encontrar mais soluções inteligentes para a sua casa? Entre em contato com a gente agora mesmo! Na Contato Group você encontra uma grande variedade em materiais elétricos e acessórios, além de especialistas em iluminação e ambientação para assessorá-lo no que for preciso em seus projetos.

Share: