Está pensando em construir ou reformar sua casa, mas não conhece como é feito um projeto de decoração de interiores? Ele envolve algumas etapas para que o profissional possa atender todas as expectativas do cliente.

Para isso, ele precisa conhecer o espaço, gostos, estilo de vida e objetivos com a obra. Quer entender melhor como funciona esse processo? Acompanhe!

Pesquisa e entrevista

Para que o profissional possa identificar o estilo do cliente e suas reais necessidades, ele precisa fazer uma etapa inicial de pesquisa e entrevista. Nesse processo, poderá fazer perguntas para entender o estilo de vida, gostos e objetivos da obra.

O profissional também pode apresentar imagens para diagnosticar os modelos que a pessoa gosta ou não, fazer testes de estilo, cores e iluminação. Ele também precisará fazer um levantamento de dados, como largura de paredes, informações elétricas, hidráulicas e dimensões dos ambientes.

Estudo preliminar

Depois de colher informações com o cliente e analisar o espaço que será decorado, o profissional especializado deve fazer um estudo sobre as possibilidades para o ambiente.

Nesse momento, ele apresentará um esboço de suas ideias sobre móveis que podem ser utilizados.

Confecção do anteprojeto

Esse é o momento de transformar a ideia em um projeto inicial. O profissional utilizará softwares para criar os espaços em um formato digital — 2D ou 3D. Ele deve colocar referências dos objetos e seus tamanhos, dimensionando-os proporcionalmente em relação ao espaço real do cliente.

Essa é a etapa em que o designer ou arquiteto fará a análise dos materiais que serão envolvidos no projeto. Ele deve considerar itens como piso, paredes, cores, móveis, iluminação e gesso. Ele já pode analisar valores de mercado a fim de passar uma informação mais detalhada ao cliente.

Apresentação do anteprojeto ao cliente

Essa é a etapa em que o profissional fará a apresentação da primeira versão do projeto, em formato 2D ou 3D. O material deve fazer uma simulação sobre como ficará o ambiente depois de pronto.

Sendo assim, esse é o momento em que o cliente terá uma visão mais realista sobre como ficarão os ambientes. Por isso, é também a etapa em que ele pode dar sua opinião, fazer uma crítica e solicitar um ajuste final a respeito de uma ideia que não tenha gostado.

Nessa etapa o cliente também pode questionar sobre a projeção do valor total da obra, para que possa preparar o orçamento ou fazer mudanças que atendam suas possibilidades financeiras.

Ajustes e elaboração do projeto

A partir do feedback do cliente, o profissional faz os ajustes necessários e apresenta um projeto final. O material deve conter informações detalhadas sobre acabamentos, estruturas, profissionais envolvidos no processo e memoriais descritivos. Afinal, esse documento servirá de base para todos os envolvidos na obra.

Execução do projeto de decoração

Depois de aprovar todos os itens e valores com o cliente, é hora de colocar a mão na massa. O profissional dará sequência às ideias, orientando os demais envolvidos na execução da decoração.

Ele precisa acompanhar o processo para garantir que todos os detalhes sejam executados da maneira solicitada. Assim, evita problemas como uma peça maior que o espaço ou um objeto que impede a abertura de uma porta.

Muitas vezes, o profissional poderá fazer contatos com o cliente para atualizá-lo sobre a etapa da obra em que se encontra.

Finalização

Após concluir a obra, o profissional conferirá se o trabalho ficou exatamente do jeito que foi combinado com o cliente. Caso tenha alguma falha, ele deve corrigi-la antes de entregar a obra.

O cliente também deve avaliar se o trabalho foi executado conforme o solicitado. A primeira visita ao local é o momento certo de verificar se o ambiente está organizado e limpo para o seu uso. Caso haja alguma divergência, deve solicitar os reparos assim que verificar o problema.

Um projeto de decoração envolve algumas etapas de trabalho para garantir que, ao final, o cliente fique 100% satisfeito. Gostou deste artigo? Compartilhe-o nas redes sociais para que outras pessoas tenham acesso ao conteúdo!

Share: