Durante a construção ou a reforma de uma casa, a área de lazer também merece uma atenção especial. São detalhes que muitas vezes podem passar despercebidos, como a iluminação para piscina.

Afinal de contas, além dos dias de sol e calor, toda família pode se reunir nesse espaço para festas, confraternizações e muitos momentos inesquecíveis durante a noite. Por isso, a iluminação certa faz toda a diferença e colabora com a beleza e a segurança do ambiente.

Pensando nisso, preparamos cinco dicas para você deixar sua piscina e área externa muito bem iluminadas.

1. Planeje antes de tudo

Se você está construindo do zero, aproveite o momento do planejamento das obras para pensar também na iluminação da piscina. Dependendo do formato e da estrutura em que ela for feita, a iluminação subaquática vai precisar de espaços internos específicos para abrigar as lâmpadas.

Por outro lado, não desanime se sua piscina já existe e você vai apenas reformá-la ou inserir o projeto de iluminação. Existem diversas opções no mercado que podem ser usadas nesses casos. Uma delas é a fibra ótica perimetral, que garante um efeito incrível no contorno da piscina, sendo aplicada na estrutura pronta.

Tanto em um caso quanto com o outro, é importante pesquisar referências visuais de como você gostaria que sua piscina ficasse e os efeitos desejados com a iluminação, para buscar adaptar à sua realidade.

2. Observe a cor e o formato da piscina

Como o projeto de iluminação vai se destacar durante a noite, você pode observar o efeito que quer causar com a luz certa. Iluminação branca, verde ou azul, valorizam os aspectos cristalinos da água e também dos revestimentos nesses tons. Passam a sensação de limpeza, frescor e sofisticação.

No entanto, se você deseja uma área mais quente e aconchegante, a iluminação pode seguir tons de vermelho ou contar com lâmpadas de luz amarela. São opções mais voltadas para quem quer usar o espaço para festas ou se identifica com um estilo mais ousado.

3. Lembre-se dos pontos importantes para segurança

A iluminação correta na piscina é muito importante para sinalizar e oferecer mais segurança para quem gosta de nadar à noite. Também ajuda a orientar pessoas que costumam circular ao redor do espaço, incluindo crianças e animais domésticos.

Inserir pontos de luz nas curvas da piscina — no caso de construções com estilo irregular — ou na área em que a profundidade começa a aumentar, são opções que colaboram para a segurança de todos. Não esqueça também de áreas como as escadas e degraus, para entrada e saída da piscina.

4. Conheça os tipos de iluminação para piscina

Assim como em outros espaços da casa, a iluminação para piscina conta com diversas opções de lâmpadas, cores, formatos e tecnologias.

Lâmpadas de LED estão disponíveis para essa área e proporcionam uma ótima economia na conta de energia elétrica. Além disso, não exigem muita manutenção e oferecem um efeito bonito.

Há também opções em fibra ótica, que é versátil e vem ganhando força no mercado. Esse tipo de iluminação pode oferecer diversos resultados, contornando toda a borda da piscina ou iluminando apenas pontos específicos.

Há ainda os refletores, que geralmente iluminam a água com fachos de luz branca. Os modelos flutuantes são ótimos para quem já tem a piscina pronta e não quer mexer na estrutura.

5. Ilumine a área externa

De nada adianta caprichar no projeto de iluminação da piscina e não fazer o mesmo com a área ao redor.

Jardins, churrasqueira e até o espaço com mesas ou espreguiçadeiras podem ser iluminados no mesmo estilo da piscina, garantindo um efeito visual coerente em toda a área externa.

Você também pode pensar em uma iluminação um pouco mais amena nessa região, para garantir o destaque para a piscina. Mas lembre-se de iluminar os pontos importantes para a segurança, como portas, degraus e áreas de banho, como os chuveirões.

Essas dicas mostram como a iluminação para piscina é realmente capaz de transformar sua área externa, não acha? Para saber mais sobre como escolher as opções ideais para o seu caso, entre em contato com nossa equipe. Será um prazer ajudar você!

Share: